Infraestrutura
Laboratórios Integrados do Instituto da Saúde e Produção Animal
Laboratórios do Setor de Reprodução Resposável: Dr. Haroldo Ribeiro Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Responsável: Dr. Sebastião Rolim Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Laboratório de Andrologia e congelamento de sêmen Atividades: Exame andrológico e congelamento de sêmen de bovinos, bubalinos,suínos e caninos. Laboratório de ginecologia, obstetrícia e inseminação artificial Atividades: Exame ginecológico, ultrassonografia, diagnóstico de gestação, inseminação artificial convencional e inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em bovinos,bubalinos,suínos e caninos. Laboratório de transferência de embriões (TE) e produção in vitro de embriões (FIV) Atividades: Produção de embriões através da técnica de superovulação (SOV) e através de aspiração (OPU) folicular e fecundação in vitro em bovinos e bubalinos. |
Laboratório de Patologia Animal LABOPAT Responsável: Dr. Washington Luiz Assunção Pereira Email: wkarton@terra> |
Laboratório de Pesquisa Morfologia Animal LAPMA Atividades: Dissecação de cadáveres de animais, realização de aulas prática com cadáveres e peças anatômicas. |
Laboratório de Toxologia Animal TOXAN Responsável: Dra. Dulcidea da Conceição Palheta Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Atividades: Uso em aulas praticas das disciplinas de toxicologia veterinária, plantas toxicas e análise qualitativa de minerais, e uso em projetos de pesquisa e extensão. |
INSTALAÇÕES ACADÊMICO-HOSPITALARES
Para cumprir suas finalidades de formação profissional, o Instituto da Saúde e Produção Animal, dispõe das estruturas necessárias para o desenvolvimento do curso. Possui o Hospital-Universitário Veterinário Professor Mário Dias Teixeira com serviço de atendimento clínico e cirúrgico a pequenos animais e o Setor de Atendimento Ambulatorial a Grandes Animais (SAGA) para atendimento de ruminantes, dois auditórios setoriais e as bases físicas nos municípios de Igarapé-Açu e Castanhal. Além disso, o curso de medicina veterinária dispõe de laboratórios no Instituto da Saúde e Produção Animal, além de outros distribuídos pelos demais institutos da universidade.
Hospital Veterinário Prof. Mário Dias Teixeira
O Hospital Veterinário “Prof. Mário Dias Teixeira” da Ufra foi fundado em 9 de maio de 1984 (HOVET/Ufra) e tem quase 40 anos de atuação. Possui uma estrutura adequada para o atendimento de animais de companhia, equinos e ruminantes. Além dos serviços de extensão universitária prestados à comunidade, também possibilita o treinamento de discentes, alunos do curso de Medicina Veterinária da Ufra ou de outras instituições de ensinos superior e médicos veterinários recém-formados por meio de programas de pós-graduação “Lato sensu” (Residência em Medicina Veterinária).
O pioneirismo do curso de Medicina Veterinário da Ufra reflete-se na sua importância para formação dos veterinários amazônidas. Isto fica claro por que além de ser o curso mais antigo ainda em funcionamento, também possui o primeiro hospital-escola veterinário da Amazônia Legal.
Setor de Atendimento Ambulatorial à Grandes Animais (Saga)
O setor de atendimento ambulatorial à grandes animais (SAGA-HOVET) foi criado em abril de 2003 para prestar atendimento ambulatorial a animais de fazenda por iniciativa da então Profa. Dra. Elyzabeth da Cruz Cardoso, e do recém-chegado Prof. Dr. Rinaldo Batista Viana. O SAGA tem como objetivo subsidiar as atividades práticas nas disciplinas de clínica médica de ruminantes e equinos, fisiopatologia da reprodução, obstetrícia veterinária e práticas hospitalares em animais de produção, biotecnologia, farmacologia veterinária, técnica operatória, patologia cirúrgica, toxicologia veterinária, dentre outras.
INSTALAÇÕES COMPLEMENTARES DE APOIO ACADÊMICO
Fazenda Experimental de Igrapé-açu - FEIGA
A Fazenda Experimental de Igrapé-Açu (FEIGA) encontra-se localizada no município de Igarapé-açu, com cerca de 300 ha de área propícias à criação de bovinos, caprinos e ovinos, entre outras culturas. Desde sua criação representou um marco na formação dos médicos veterinários da região, sobretudo no que concerne à formação dos buiatras e hipiatras. Possui um importante papel na formação dos alunos de graduação e pós-graduação, permitindo aos discentes desenvolverem pesquisas técnico-científicas para a agropecuária regional, além de difundir aos produtores, os conhecimentos adquiridos, auxiliando a região na expansão das atividades agrícolas e pastoris.
Na FEIGA foi inaugurado um Centro de Saúde Animal há 25 anos, em 15 de outubro de 1993, tendo como chefe à época o Médico Veterinário, MSc. Heriberto Ferreira de Figueiredo. Atualmente a unidade encontra-se desativada.
Fazenda Escola de Castanhal – FEC
Pertencente ao Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), a Fazenda Escola de Castanhal possui infraestrutura com açude, tanques para cultivo de organismo aquáticos, salas de aula, dormitórios, dentre outros. Atende às atividades acadêmicas dos cursos de graduação e pós-graduação, com a realização de aulas práticas, pesquisas e treinamento através de atividades de extensão.
Centro de Tecnologia de Recursos Marinhos
Pertencente ao Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH), o Centro de Tecnologia de Recursos Marinhos localiza-se no município de Salinópolis na Vila de Cuiarana, possuindo uma área total de mais de 50 hectares, sendo 25 ha correspondentes a um pomar de mangueiras onde são realizados experimentos de fruticultura e agrometeorologia. O restante da área corresponde a área de manguezal natural e degradado e floresta secundária onde também são realizadas atividades de ensino e pesquisa.
Biotério Unidade de Bubalinocultura Leiteira “Eva Daher Abufaiad” – BUBali
Através da parceria entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Associação Paraense de Criadores de Búfalos (APCB), com suporte financeiro do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FUNTEC)/SECTAM/Governo do Estado do Pará e do FINEP/Ministério da Ciência e Tecnologia, criou-se a Unidade Experimental de Bubalinocultura Leiteira Eva Daher Abufaiad em outubro de 2005, no Instituto da Saúde e Produção Animal/UFRA.
Desde esse período a unidade vem tentando elucidar questões no que tange ao manejo nutricional de bufalinos no Trópico Úmido Amazônico, utilizando subprodutos regionais; ao manejo reprodutivo, com a utilização de biotecnias aplicadas à reprodução animal; e ao manejo de suas crias, visando principalmente o desmame precoce e aleitamento artificial. Também foram desenvolvidos estudos referentes ao desenvolvimento de produtos lácteos, como queijos ricota, frescal, doce e iogurte com apoio Institucional da Universidade Federal do Pará. Além desses, vários estudos com fitoterápicos para o controle de parasitoses foram também conduzidos, contribuindo com a realização de trabalhos científicos, desenvolvimento de TCC, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Centro de Pesquisa em Caprinos e Ovinos do Pará – CPCOP
O Centro de Pesquisa em Caprinos e Ovinos do Pará – CPCOP foi criado em junho de 2005 através de um convênio entre o Governo do Estado do Pará e a Universidade Federal Rural da Amazônia para fomentar o desenvolvimento da ovinocaprinocultura no Estado do Pará. Para tanto, visa estabelecer estratégias para o desenvolvimento sustentável do agronegócio da ovinocaprinocultura no Estado, tendo como objetivos desenvolver pesquisa, criar estratégias de manejo nutricional, sanitário e reprodutivo de caprinos e ovinos na Amazônia, gerar e difundir tecnologias e, por meio da implementação de um modelo técnico-educativo integrando o ensino, pesquisa e extensão, promover cursos de capacitação, treinamentos e estágios, de sorte a fortalecer através da geração do conhecimento, a formação e o aprimoramento técnico profissional e a capacidade produtiva e empreendedora dos produtores rurais.
Projeto Bio-fauna
O projeto foi criado em 1994 para desenvolver pesquisa e prestação de serviços universitários (ensino de graduação e pós-graduação, educação ambiental, consultorias e capacitação em geral) voltadas aos animais silvestres da Amazônia. Tem como concepção filosófica a “Ecologia Social - Conservação inclusiva com base no desenvolvimento local. Pensar (e fortalecer) papel institucional da UFRA no contexto regional e global”. Desenvolve ações em 1) criação ex situ de animais silvestres amazônicos; 2) educação ambiental & etnozoologia; 3) conservação in situ de animais silvestres amazônicos; e 4) meio ambiente, produção animal e saúde em amplos contextos no desenvolvimento local.
Unidade de Produção de Suínos
A Unidade de Produção de suínos tem como objetivo, servir de apoio às aulas práticas no que tange a criação de animais de produção não-ruminantes, no caso e suínos.
SETORES PRODUTIVOS
Fotos do setores produção animal que são compartilhados com curso de Zootecnia